IV EATI 2019 + I EAE

Ir para Notícias
Ir para Programação dos Eventos

Bem-vindas todas e todos ao IV Encontro Anual de Tecnologia da Informação e I Encontro Anual de Engenharia do IFMG Sabará!

Neste ano, nossa programação está repleta de atividades, uma mais interessante que a outra! Na sexta-feira pela manhã, teremos a tradicional palestra de abertura do EATI, e terminamos o dia com a mesa redonda do EAE. Na tarde de sexta e na manhã de sábado, teremos diversos minicursos, workshops, oficinas e outras atividades para a galera botar a mão na massa :). E, no sábado à tarde, fechamos o evento com o super concurso de talentos Sabará Got Talent! Venha fazer parte dessa festa! Faça já sua inscrição :).

Confira a programação e se inscreva nas atividades dos eventos. Atenção: algumas atividades possuem limites de vaga, por isso, não deixe para depois. Inscreva-se já!

Notícias

11 jun 19 às 13:53 - Certificados disponíveis!

Os certificados dos participantes dos eventos foram publicados. Clique aqui para baixar seus certificados.

26 mai 19 às 11:03 - E o EATI e EAE deste ano chegam ao fim

A comissão agradece a todas e todos que vieram. Esperamos que tenham gostado!

Importante:Os certificados estarão disponíveis neste site a partir do dia 03 de junho. Então fique ligado!

24 mai 19 às 15:30 - Sabará Got Talent agora é Happy Hour

No sábado, 25, às 14h, transformaremos o Sabará Got Talent para um Happy Hour de encerramento do evento. Todxs estão convidados!

24 mai 19 às 15:10 - Minicurso de Trello do Sábado mudou de horário

O minicurso de Trello acontecerá amanhã, 25, às 14h e não mais às 9h.

A comissão agradece a compreensão.

22 mai 19 às 14:31 - INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Veja a relação de inscritos aqui

Se você não conseguiu se inscrever, não se preocupe. Muitos minicursos ainda possuem vagas sobrando. Venha ao evento conferir!

ATENÇÃO: se você ficou fora do número de vagas, venha assim mesmo! Meia hora antes do início dos minicursos, faremos uma chamada. Os participantes ausentes terão suas vagas liberadas e você poderá fazer o minicurso.

22 mai 19 às 9:00 - Por questões de saúde, o minicurso do Prof. Liberato foi CANCELADO

O minicurso "Design de produtos com lixo eletrônico" teve de ser cancelado por motivos de saúde.

A comissão organizadora deseja ao Prof. Liberato rápida recuperação.

Se você se inscreveu para esse minicurso, fique livre para realizar qualquer das outras atividades ofertadas no mesmo horário. Agradecemos a compreensão.


Programação

SEX 24/05

8:30

Credenciamento

 

9:00

Abertura

 

Mesa de abertura com uma graciosa surpresa! ;)

9:00 em Auditório

Design como Gerador de Impacto nos Negócios

Gus Lamounier

 

Todos conhecemos exemplos de design de produtos e serviços ruins. A porta USB (que só dá certo na terceira tentativa). A experiência de ter que correr para conseguir pegar o seu voo de conexão do outro lado em muitos aeroportos. A pequena porta do exaustor na Estrela da Morte de Star Wars. Todos nós também conhecemos designs icônicos, como o canivete suíço, a simplicidade da página inicial do Google ou a experiência dos visitantes da Disneylândia.

Tudo isso é um lembrete constante de como um design forte pode estar no centro do seu sucesso comercial, tanto em ambientes físicos, de serviço como em digitais.

Sobre o palestrante:Gus Lamounier, apaixonado por design, cultura e novas tecnologias. Sou designer de interação focado em experiências digitais. Possuo 10 anos de experiência no mercado, atualmente estou morando em Belo Horizonte, colaborando com o time incrível da CI&T, ensinando prototipagem no IGTI e liderando o capítulo do IxDA mais legal do mundo ;) também sou pós-graduado em Design de Interação pela PUC-MG

9h às 12h e das 13h às 16h em Lab 202

Introdução a Unity Engine

Durval Bozi Lima

 

Conteúdos Introdutórios: (3h de duração)

  • Interface do software
  • Conceito de assets
  • Objetos: criação, manipulação, rotação e escalonamento
  • Materiais, Texturas e Shaders
  • Sprites (2D)
  • Iluminação
  • Física
  • Terreno
  • Controladores
  • Scripts
  • Animações
  • Renderização

Tutorial Game (3h de duração)

Realizando um passo a passo, os alunos desenvolverão um jogo onde colocarão em prática os conceitos introduzidos no curso.

Número de participantes: 12

Sobre o autor: Durval Lima é especialista em computação da gráfica da Moreira Procópio Consultoria.

Obs: por solicitação da empresa, os participantes deverão estar em períodos mais avançados do curso de BSI e, portanto, não haverá inscrições livres para esse minicurso. Mais informações, contactar o prof. Bruno Nonato.

12:00

Intervalo para Almoço

 

13:30 em Auditório

2030: Uma Odisséia pela Computação

Luís Fabrício Góes

 

Nesta palestra são abordadas as tecnologias atuais de Inteligência Artificial e as que estão para chegar nesta próxima década. Como elas afetarão os nossos empregos? O que deve ser ensinado nas salas de aula para preparar os alunos para este mundo tão diferente e próximo?

Sobre o autor: Atualmente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC

13:30 em Lab. de Desenho

(CANCELADO) Design de produtos com lixo eletrônico

Prof. Liberato Silva

 

Sobre o autor: Liberato leciona oficinas de robótica com lixo reciclado para alunos do ensino médio na Escola Izabella Hendrix. Ministra também palestras e cursos para empresas como Fundação Torino, Fiat e Fundação Dom Cabral. Faz trabalho de empreendedorismo social em regiões de baixa renda atraindo alunos com suas aulas criativas e inspiradoras.

13:30 em Lab. 102

Introdução ao Framework Ionic 4

Vitor Rocha

 

O Ionic Framework é um kit de ferramentas de código aberto usado pelos desenvolvedores da Web para criar aplicativos de qualidade para iOS, Android, Desktop (eletrônica) e a Web como um aplicativo da Web progressivo. Em nosso curso ensinaremos o básico para que você possa ingressar nessa tecnologia alem de integra-la ao Google Firebase Cloud Firestore um banco de dados de nuvem NoSQL flexível e escalonável para armazenar e sincronizar dados para o desenvolvimento no lado do cliente e do servidor.

Sobre o autor: Vitor Rocha é bacharelando em Sistemas de Informação pelo IFMG campus Sabará.

13:30 em Lab. T03

Desenvolvendo Design de websites com Primefaces e JavaServer Faces

Prof. Robson Campêlo

 

Neste minicurso você aprenderá a desenvolver design de websites utilizando diversos componentes gráficos de modo a criar uma página rica e interessante ao usuário. Estes componentes são disponibilizados pelo framework Primefaces, considerada a biblioteca de componentes mais popular no mundo, a qual é integrada ao JavaServer Faces que é uma tecnologia para desenvolvimento web.

Público-alvo: Primariamente alunos do técnico integrado em informática e do curso superior em sistemas de informação, porém também pode incluir interessados no tema que tenham conhecimentos básicos em desenvolvimento web.

Sobre o autor: Professor substituto do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Sabará. Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Especialista em Engenharia de Software pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2010). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2008).

16:30 em Sala 206

A Internet das Coisas (IOT): A tecnologia transformando a mobilidade urbana

Thyssenkrupp Elevadores

 

O avanço tecnológico está transformando cada vez mais o estilo de vida das pessoas. Uma grande alteração vem ocorrendo na mobilidade urbana. O minicurso será ministrado por profissionais da empresa thyssenkrupp Elevadores que demonstrarão tecnologias IOT.

Sobre a autora: Thyssenkrupp é um conglomerado multinacional alemão com foco em engenharia industrial e produção de aço. É uma das maiores produtoras de aço do mundo. Além do aço, seus produtos vão de máquinas e serviços industriais a trens de alta velocidade, elevadores e fabricação de navios.

16:30 em Lab 202

Modelagem 3D (Projeto e Impressão)

Prof. Daniel Neves Rocha

 

A modelagem tridimensional (3D) é basicamente o processo de criar um objeto com 3 dimensões, por meio de programas específicos para isso. Com essa técnica, é possível simular objetos, cenários e personagens em cenas animadas ou estáticas. Sua aplicação é destinada a diversas áreas, como cinema, jogos, arquitetura e ilustrações. Durante o minicurso os alunos irão aprender a modelar objetos em 3D utilizando programa específico. Posteriormente, será demonstrado como converter o modelo 3D em arquivo para ser utilizado em impressoras 3D.

Número de participantes: 40

Sobre o autor: Professor da área de Controle e Processos Industriais do IFMG campus Sabará. Formado em Engenharia Mecatrônica.

16:30 em Sala 205

ENERGIAS RENOVÁVEIS – Projeto de sistemas fotovoltaicos

Profs. Diego Miranda e Fernanda Honorato

 

A geração de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos deixou de ser uma promessa tecnológica do futuro para ser uma alternativa viável de geração limpa de energia no presente. Nesse minicurso o professor Diego abordará aspectos importantes dessa tecnologia, incluindo projeto e dimensionamento de módulos de painéis.

Número de participantes: 40

Sobre os autores: Diego Miranda: Professor da área de Controle e Processos Industriais do IFMG campus Sabará. Bacharel, Mestre e Doutor em Engenharia Metalúrgica pela UFMG.

Fernanda Honorato: Fernanda Honorato Proença possui Mestrado e Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Licenciatura Plena em Física pela Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais. No mestrado, trabalhou com filmes finos de silício e texturização de células solares fotovoltaicas para aumento de eficiência. Atuou como engenheira eletricista na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte na área de instalações e projetos elétricos. Desde 2015, é professora do Instituto Federal de Minas Gerais, com atuação na gestão e na atividade docente.

19:30 em Auditório

Abertura do EAE

 

Abertura do I Encontro Anual de Engenharia do IFMG Sabará.

19:30 em Auditório

Mesa redonda: Design no contexto da engenharia

Fagner Coelho, Wanderson Castro e Felipe Mendes

 

Mesa redonda onde três convidados especiais irão discutir a importância do design para a engenharia.

Sobre os autores:

Fagner Guilherme Ferreira Coelho é Engenheiro Mecânico formado pela PUC Minas, Mestre em Engenharia Mecânica Pela UFMG e atualmente estudante de doutorado também na UFMG. Desenvolve pesquisa nas áreas de Robótica, Visão, Controle e Indústria 4.0. Trabalhou na COMAU do Brasil, empresa de automação e robótica.

Wanderson Ferreira de Castro e Felipe Silveira Mendes são sócios proprietários da empresa Inoprime, que atua na área de gestão em movimentação e produtividade, utilizando para isso tecnologias integradas para oferecer aos seus clientes controle remoto de suas operações com eficiência, segurança e confiabilidade das informações.

19:30 em Lab 202

Trello - Trabalhando com equipes

Mateus Tadeu

 

Observação: A oferta deste minicurso na sexta-feira à noite é destinada exclusivamente aos estudantes do TIDIR. O mesmo minicurso estará aberto a todas e todos no sábado de manhã ;).

pra você que quer desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, esta é a sua oportunidade! Através da ferramenta online Trello, iremos demonstrar como melhorar a produção da sua equipe!

Máximo de participantes: 30

Sobre o autor: graduando em Sistemas de Informação e técnico de assuntos educacionais do IFMG Sabará.

SAB 25/05

09:00 em Sala 205

Dojôsiane - programação Python para meninas

Rayssa Lourrane

 

Caracterização e importância: Vivemos hoje na Sociedade da Informação, caracterizada por um mundo altamente globalizado e conectado. Nunca antes na história a sociedade fez tanto uso de computadores, em particular os celulares, como temos feito agora para realizar as mais diversas atividades: entre complexos relatórios até mesmo ações banais como pedir uma pizza. Infelizmente essa pervasividade da computação ainda é desigual: nem todas e todos podem usufruir de seus benefícios, quer seja por falta de poder aquisitivo ou educação de qualidade. Além disso, boa parte das pessoas privilegiadas (porque conectadas) têm várias esferas de suas vidas sob a influência de algoritmos computacionais, os quais recomendam por onde andar, por qual via dirigir, o que visitar, que livro ler, qual filme assistir, com quem conversar, o que comprar etc. Ainda, poucas pessoas entendem como esses algoritmos são programados, e isso afeta de maneira mais incisiva as meninas pois a maioria são desestimuladas a seguir carreira na área da computação e das exatas como um todo. Urge, portanto, empoderar a sociedade no que se refere à programação de computadores para que não apenas tenhamos conhecimento de seu funcionamento como também possamos desenvolver uma autodeterminação algorítmica.

Objetivo: O objetivo dessa oficina é apresentar uma técnica de prática de programação inspirada nos dojôs de karate. A premissa é que a habilidade de programar, assim como lutar, fica mais eficiente por meio da prática deliberada e da colaboração entre pares. Adquirir essa habilidade é, portanto, um processo contínuo. O dojô de programação acontece em um ambiente com apenas um computador, um projetor e cadeiras. As pessoas participantes são chamadas de programadoras e estão lá para resolver desafios de programação chamados de katas. A pessoa que conduz a sessão, dá orientações e escolhe os katas é chamada de sensei. Nesta oficina, o modelo de dojô adotado será o randori, em que o kata é resolvido em tempo real por uma pilota e uma copilota, cujos papéis são revezados entre as demais. Enquanto se soluciona o kata, são empregadas duas técnicas: a Baby Steps (passos de bebê) e o TDD (Test-Driven Development, ou Desenvolvimento Dirigido por Testes).

Público-alvo: Meninas  que querem aprender e melhorar suas habilidades de programação.

Resultados esperados: espera-se que as pessoas participantes compreendam a importância da prática para obter domínio nessa habilidade que tem se tornado fundamental na sociedade contemporânea.

Sobre a autora: Rayssa Lourrane, 25 anos, graduanda em Sistemas de Informação pelo IFMG e com formação técnica em Tecnologia da Informação pelo POLIMIG, tem experiência em gestão de projetos ligados à área de inovação. É comunicativa, adora cachorros e tem como hobby a programação.

09:00 em Sala 206

Hand Lettering e Design

Raíssa

 

No workshop serão ensinadas técnicas que possibilitam a criação de letterings manuais.

Número de participantes: 20

Sobre a autora: Raissa é mestre em Estudo de Linguagens pelo CEFET-MG, graduada em Design Gráfico pela Universidade FUMEC. Possui especialização em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário Una. Atualmente é professora dos cursos Design Gráfico e Design de Interiores do Centro Universitário Una. No Laboratório de Aprendizagem Integrada – LAI (Una) – leciona a disciplina Comunicação, Diversidade e Pensamento Crítico. Atua nas seguintes áreas: design editorial, tipografia, sintaxe visual, semiótica social e metodologia de criação. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para questões de gênero no mercado criativo.

09:00 em Lab T03

Aprendendo Machine Learning de um jeito divertido

Otávio Augusto
Cientista de Dados
Mestre em Modelagem Matemática Computacional

 

Nesta oficina, direcionada a quem já possui uma base simples em programação, a ideia é difundir e fomentar mais o interesse na inteligência artificial desde cedo. A partir dessa brincadeira, pretende-se mostrar a importância e a responsabilidade de se desenvolver modelos de inteligência artificial que possam colaborar com a sociedade de forma verdadeiramente efetiva e inclusiva.

Número de participantes: 25

08:30 em Lab. 202

Torneios de e-Sports

Matheus Saliba e Gustavo Yallen

 

Visando uma integração entre os alunos do Campus Sabará, realizaremos dois torneios de dois dos e-Sports mais conhecidos e jogados atualmente:

  • League of Legends
  • Counter-Strike: Global Offensive

Os objetivos são: Promover a interação e competição entre os alunos do Campus; e Difundir os esportes eletrônicos

Sobre os instrutores: Matheus Saliba e Gustavo Yallen são bacharelandos de Sistemas de Informação do IFMG Sabará.

09:00 14:00 em Lab. 101

Trello - Trabalhando com equipes

Mateus Tadeu

 

pra você que quer desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, esta é a sua oportunidade! Através da ferramenta online Trello, iremos demonstrar como melhorar a produção da sua equipe!

Máximo de participantes: 30

Sobre o autor: graduando em Sistemas de Informação e técnico de assuntos educacionais do IFMG Sabará.

09:00 em Lab. 102

Um guia para iniciantes no React.js

Leonardo Aguilar Murça

 

O universo de desenvolvimento Frontend está ganhando cada vez mais recursos para criação de interfaces de usuário (UI). Nesse exato momento, milhares de desenvolvedores no mundo inteiro estão trabalhando na criação e evolução de frameworks, bibliotecas e ferramentas que buscam otimizar o trabalho de nós desenvolvedores.

Muitas vezes, o berço dessas tecnologias são grandes empresas, em que, com projetos paralelos, buscam otimizar o fluxo de trabalho de suas equipes.

O React é uma delas.

Criado pelos devs do Facebook em 2013, e agora mantido por toda a comunidade, é hoje uma das bibliotecas mais famosas do universo Frontend.

Nessa talk, teremos contato com todo esse ecossistema do React, desde o primeiro Hello World até uma aplicação prática no mundo real. Vai ficar fora dessa?

Público alvo: Pessoas interessadas em adquirir um tipo de conhecimento que muita das vezes não é apresentado em sala de aula.

Pré-requisitos: Lógica de programação, Noções de HTML, CSS e JS. Vontade de aprender.

Sobre o autor: Estudante do 3o período de BSI e Desenvolvedor Frontend na Queima Diária, a maior plataforma de Home Fitness da América Latina. Amante de Música, Linux, Javascript e das comunidades Open Source.

09:00 em Auditório

Criatividade e empreendedorismo para engenheiros

Rodrigo Miranda

 

A capacidade criativa é seguramente uma das características mais desejáveis em um engenheiro. Muitas vezes a demanda por soluções tecnológicas inovadoras representa uma oportunidade que só pode ser aproveitada por quem é capaz de aliar conhecimento técnico com um poder de imaginação. A palestra abordará esse tema quase sempre ignorado pelos currículos tradicionais de engenharia, os quais costumam focar exclusivamente na formação técnica dos estudantes.

Número de participantes: 40

Sobre o autor: Rodrigo é formado em Engenharia Química, pela UFMG, onde também obteve o título de Mestre. É ex-professor da UFMG e da UNI-BH. Atualmente é professor do Centro Universitário UMA, além de empresário e consultor na área de engenharia.

09:00 em Lab 101

Introdução ao uso da plataforma Arduino Uno

Prof. Erick Boaventura

 

Resumo: Microcontroladores. Introdução ao uso da Plataforma Arduino Uno: Entradas e saídas digitais; Saída Analógica; Comunicação serial com o computador; Ligações básicas. Uso do site Tinkercad para simulação de circuitos com Arduino.

Pré-requisitos: Nenhum.

Número de vagas: 20.

Sobre o autor: Erick Fonseca Boaventura: É Professor da área de Controle e Processos Industriais e é Coordenador do Curso Técnico em Eletrônica do IFMG - Campus Sabará. Possui experiência docente de 9 anos na área de Eletrônica e no uso de microcontroladores em projetos.

12:30

Intervalo para Almoço

 

14:00 em Área de Convivência

Sabará Got Talent Happy Hour

 

17:00

Encerramento